Dicas e curiosidades do SABER





AGORA REPETIDO em
2ª Feira, 21 de Maio de 2018

Sábado,17 de Maio de 2014


TEMA: A  NOSSA NAZARÉ E O "SURF"


O que se gosta de saber



- Que a nossa vila piscatória da Nazaré tem um promontório que divide a praia em duas partes e que a sua parte Norte, é hoje um local de atracção dos surfistas mais amantes de "condições extremas".

- Que foi graças a isso que o célebre "surfista" de seu nome Garret McNamara ao ter tido a oportunidade de "surfar" uma dessas gigantescas ondas, guindou a nossa Nazaré para os media de todo o Globo.





O que interessa saber


Se entretanto se observar com atenção toda a zona, verificamos que no Promontório da Nazaré é possível ver um mar com comportamentos completamente díspares. De um lado, a Praia da Nazaré, calma e com a vila junto à praia.

                     

 Bem diferente é a Praia do Norte, com uma dinâmica muito mais activa, tanto a nível de ondulação como a nível dos sedimentos.


Praia dos Supertubos


O que se deve saber


Na realidade, a presença de um simples promontório não explicaria uma tão grande diferença de comportamentos da ondulação. O segredo está escondido lá bem nas profundezas do mar. Trata-se do Canhão da Nazaré, o maior desfiladeiro submarino da Europa, que se inicia junto à Nazaré e cria a barreira natural que origina a formação das ondas grandes a Norte e a praia calma a Sul. É realmente esse canhão que dá origem à formação de ondas tão grandes que chegam a atingir mais de 30 metros de altura, fazendo as delícias dos amantes do "Surf" ao nível internacional.

                           



Os canhões (palavra equivalente aos "canyons" em inglês) mais conhecidos são terrestres e têm origem pluvial. De entre eles, um dos mais célebres é o "Grand Canyon" nos Estados Unidos (que foi escavado ao longo dos milénios pela erosão das águas dos rios sobre os seus próprios leitos). Outros há contudo, de origem tectónica, como é o caso do nosso Canhão da Nazaré. Mais não são, do que incríveis desfiladeiros submarinos formados pelos movimentos relativos das placas tectónicas do interior da Terra e, neste caso no fundo do Oceano Atlântico, mais precisamente na zona centro da costa de Portugal Continental. É a incrível movimentação de enormes massas de água através desse desfiladeiro que acaba por originar, à superfície na parte Sul da Praia da Nazaré, as ondas tão especiais que encantam "surfistas" de todo o Globo, pela sua inusitada peculiaridade.












Sábado, 13 de Setembro de 2014


TEMA: TOMAR

O QUE A MAIOR PARTE DE NÓS DESCONHECE SOBRE
A SUA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NA 
HISTÓRIA DE PORTUGAL

Foi ao escutar as recentes notícias sobre a luta do povo Catalão para se tornar independente de Espanha e ao ler atentamente o excelente artigo publicado por Luís Almeida Martins na Visão nº1119 de Agosto passado, que me dei conta da verdadeira importância de Tomar na nossa História.

 De como sendo em 1580 tão poucos os Portugueses (comparativamente aos que somos hoje), eles actuaram de um modo tão mais firme, do que temos actuado nas últimas décadas. Refiro-me por exemplo ao Acordo Ortográfico, à perda da Moeda Portuguesa ou, mais recentemente, à CPLP. Senão, vejamos: 

                         O que se gosta de saber
- Que Tomar é uma bela cidade situada nas margens do rio Nabão;
                                                           










- que assegura a realização de uma das mais tradicionais e esforçadas Festas do País (Festa dos Tabuleiros);

                                      

- que tem um dos mais belos Conventos Templários do Globo: o Convento de Cristo, classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e


- ou que a Janela do Capítulo do Convento, que foi encomendada por D. Manuel I, é o mais conhecido exemplo ilustrativo do estilo manuelino exótico, tornando-a por isso tão conhecida no mundo.


                                        
                 


                             O que interessa saber

- Que depois da conquista da região aos Mouros, por D. Afonso Henriques, a sua terra foi doada como Feudo à Ordem dos Templários, cujo Grão Mestre, Gualdim Pais iniciou em 1160 a construção do Castelo e do Convento que viria a ser sede dos Templários em Portugal. Dois anos depois foi-lhe concedido o Foral. Tal significa que Tomar é quase tão antigo como Portugal;

- que tendo vivido da agricultura e mais recentemente das suas diversas indústrias transformadoras, incrementa actualmente a vertente educacional e do turismo e

-
- que tem um  Museu dos Fósforos que constitui a maior colecção filuminística da Europa, colecção essa iniciada em 1953 por Aquiles de Mota Lima, um cidadão Tomarense, que se destacou pelas suas actividades culturais de grande mérito.


                   O que se deve saber
- Que foi nas Cortes de Tomar que, em 1581, o rei Filipe II de Espanha foi oficialmente aclamado rei de Portugal, como Filipe I, mas não sem que antes estivessem asseguradas as seguintes condições:
  a) que toda a legislação portuguesa se manteria em vigor e só no nosso País se decidiria sobre assuntos administrativos e política financeira;
  b) que o rei espanhol manteria os privilégios, usos e costumes da nobreza lusa e que os cargos de vice-rei ou governador de Portugal, bem como os governantes das colónias só poderiam ser ocupados por portugueses;
  c)  que o comércio colonial apenas poderia ser exercido por naturais do País, ainda que auxiliados pelas armadas e os corsários espanhóis;
  d)  que a língua usada nos actos oficiais seria o Português e
  e)  que Portugal manteria a Moeda própria, pelo que as moedas com as quinas permaneceram inalteradas durante os 60 anos de governo Espanhol.
- Assim, entre 1580 e 1640 as supracitadas condições exigidas pelos Portugueses nas Cortes de Tomar foram sempre respeitadas, pelo que o sentimento antiespanhol ficou praticamente limitada à classe intelectual, facto que só se terá vindo a alterar a partir de 1620, com a consequente Restauração de Portugal em 1640.
...................................................................................................
Digam lá então amigos se estamos ou não a precisar de Portugueses como aqueles que orientaram as CORTES DE TOMAR? Será que com eles aceitaríamos o actual Acordo Ortográfico (que ao que consta só é respeitado em Portugal);
 a perda do Escudo para o Euro em 2002


 

                       

, ou ainda a recente entrada da Guiné Equatorial na CPLP?

Realmente convenhamos que não é fácil responder a tais questões, mas....

******************************************************
Sábado, 16 de Agosto de 2014

TEMA: O GIRASSOL E SUA TRAJECTÓRIA


O que se gosta de saber


- Que é uma flor oriunda das "Américas" e que existem fósseis que sugerem que já existe desde há milhões de anos. Contudo, o que se sabe ao certo é que desde há milhares de anos que é usada pelos indígenas para a sua alimentação, ainda que só tenha sido "domesticada" cerca do ano 1 000 a.C. ;

- que quando o explorador europeu Francisco Pizarro chegou à América, encontrou objectos e imagens da Civilização Inca moldados em ouro, que faziam referência ao girassol como o seu Deus Sol; 






- que, segundo uma lenda grega, a ninfa Clítia ou Clicie, se apaixonou por Hélio (o Deus do Sol no Panteão Grego) a quem venerava. Quando ele a trocou por Leucoteia, Clítia começou a enfraquecer e, sentando-se no chão, sem comer nem beber, passou a alimentar-se apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, seguia-o permanentemente com o olhar, desde o Nascente ao Poente. Virava então o rosto para o chão e continuava a chorar.


Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face foi-se transformando numa flor, que continuará eternamente a seguir Hélio, o Sol. Segundo esta lenda, terá nascido assim o primeiro girassol!

                            

Ainda hoje na Hungria se acredita que esta flor cura a infertilidade e que se se colocarem as suas sementes na janela de uma grávida, ela dará à luz um filho homem.


                               
Já em Espanha é afirmado que se consegue sorte cultivando 11 girassóis e que, se se oferecer um girassol a quem inicia uma tarefa importante ou um negócio, este prospera e tem sucesso garantido, assegurando boa fortuna.



O que interessa saber


- Que o nome científico do girassol é Hellianthus Annus (Flor do Sol);

- que é uma uniflor do tipo Capítulo que chega a atingir cerca de 30 centímetros de diâmetro;

Flor do tipo "capítulo"

- que apresenta heliotropia (respondendo a estímulos luminosos, parece "olhar" o Sol desde o Nascente ao Poente);

Sol nascente



Meio-Dia
Quase ao por-do-Sol

- que chega a atingir 3 metros de altura, apresentando filotaxia oposta cruzada (com duas folhas no mesmo nó e cruzando-se na camada seguinte;

Caule com filotaxia oposta cruzada
                   
-que desenvolve substancias químicas que influenciam negativamente o crescimento de ervas daninhas em seu redor e

- que sendo um símbolo da Felicidade, Fama e Sorte, têm vindo a inspirar o povo em geral,
                   
                         
muitos pintores célebres, tais como Monet, Clara Dawn ou Vicent van Gogh

e até a filatelia

E nem mesmo o nosso ceramista Rafael Bordalo Pinheiro resistiu ao seu apelo:
Prato exposto no Jardim Rafael Bordalo Pinheiro 
sito no Museu da Cidade de Lisboa, Campo Grande.
  O que se deve saber

 - Que além de ser utilizado em ramos decorativos, é fundamentalmente usado na alimentação do homem, dos pássaros e do gado.

  
                                   
Como benefícios do óleo de girassol na alimentação humana salientam-se as suas capacidades de proteger as células do organismo (por ser rico em vitamina E que é um excelente antioxidante), de combater problemas degenerativos, de melhorar a saúde cardiovascular e de ajudar a controlar o colesterol no sangue. 

Por sua  vez, as sementes de girassol, são ricas em selênio, magnésio, cálcio e fibras, além de gordura insaturada ;
                                                    
- que agora se usa também no fabrico de biodiesel, lubrificantes e sabonetes;

- que a fibra dos seus caules se utiliza no fabrico de papel;

- que, recentemente, pelo seu heliotropismo, se usa também na técnica de Feng Shui (técnica utilizada na cultura oriental com o objetivo de conservar as características positivas de um ambiente ou transmutar as energias negativas presentes no local, através da inserção de elementos da natureza, cores e objetos) como incentivadora da prosperidade e

- que para dar resposta às suas numerosas aplicações se produzem actualmente no Globo, mais de 20 milhões de toneladas de girassóis por ano.



....que linda trajectória tem o GIRASSOL e como nos enfeita a Vida!...

******************************************************
Sábado 28 de Junho de 2014

TEMA: A "NOSSA" PRINCESA CATARINA DE BRAGANÇA E O MUNDO


O que se gosta de saber



- Que a princesa portuguesa Catarina de Bragança, pelas razões mais diversas, provocou uma "autêntica revolução" na corte inglesa no século XVII;

- Que foi ela que introduziu em Inglaterra a tradição do "Chá das Cinco" (a que se havia habituado na corte portuguesa) e que veio depois a ficar conhecido por "Five o'Clock Tea";


-     Que, segundo consta, a própria palavra inglesa "Tea" terá derivado do facto do chá importado do Oriente pelos portugueses, chegar a Inglaterra em belas caixas especiais, envolvidos por caixotes de madeira, nos quais se escrevia um T para indicar que estavam en Trânsito. Por tal razão o chá passou a ser chamado pelo som da letra T escrita nos referidos caixotes: "tea"!


Caixa em que o chá era transportado do Oriente até à Europa
- Que graças aos seus pequenos pés e bem torneados tornozelos acabou por enraivecer  numerosas damas da corte inglesa, ao iniciar a moda das saias curtas (na época mostrando apenas os tornozelos), bem como pelo facto de usar fato masculino para montar. Graças à sua forte personalidade, aquelas que tanto a criticavam, acabaram por vir a imitá-la.

- Que foi ela que contribuiu para o uso do garfo para comer na corte inglesa onde, até então, só se comia com os dedos;

- Que foi ela que que levou para Inglaterra as laranjas e a geleia de laranja (que ali ainda hoje se conhece por "marmelade"). Segundo consta, às inimigas mandava servir apenas geleia de laranjas amargas;

- Que foi ela que, tendo sido habituada na corte portuguesa a comer em louça de porcelana, introduziu tal costume na corte inglesa e, consequentemente, na Inglaterra;

- Que foi ainda ela que, levando no seu séquito numerosos músicos, introduziu na corte inglesa a música portuguesa e italiana e, que foi por sua intervenção que se ouviu a primeira ópera em Inglaterra.


                               O que interessa saber


- Que mesmo tendo sido relativamente infeliz, entre outras razões, pelo contraste de religião (era católica), cultura (havia sido educada de acordo com a tradicional mas requintada cultura da corte portuguesa) e carácter libidinoso de seu marido Carlos II de Inglaterra,  sendo dotada de uma forte personalidade, não só se não deixou vencer pelas circunstâncias, como acabou por influenciar, significativamente, a história da Inglaterra e do Mundo.



                O que se deve saber


- Que era uma Princesa Portuguesa, filha do rei  D. João IV de Portugal, que foi Rainha consorte de Inglaterra, Escócia e Irlanda, pelo seu casamento com o Rei Carlos II da Inglaterra (Maio de 1662) e que, directa e indirectamente, acabou por  influenciar profundamente a História da Grã-Bretanha e do Mundo;



- Que ao levar no seu dote de casamento a cidade de Tanger, no Norte de África, e o Porto e a Ilha de Bombaim, na Índia, contribuiu significativamente para o estabelecimento do Império Britânico no Oriente e para a influência da Inglaterra no Mundo. E isso, porque foi só em 1670, depois de receber Bombaim dos portugueses, que o Rei Carlos II outorgou à Companhia das Índias Orientais a aquisição de territórios na região, a formação de um exército, a possibilidade de cunhar moeda e sua jurisdição nas áreas sob seu controle. Tal significou que a referida Companhia se tornou um "país" dentro do Subcontinente Indiano, com um considerável poderio militar. Estava assim criado o verdadeiro embrião do Império Britânico na Índia! Por outro lado, a posse de Tanger ajudou a incrementar o poderio de Inglaterra no Norte de África e, a abertura do comércio no Brasil, permitida por Portugal aos ingleses,  incrementou a Influência inglesa nas Américas;

- Que Catarina de Bragança, apesar de inicialmente ter sido hostilizada em Inglaterra, acabou por ser acarinhada de tal modo que a sua popularidade se estendeu à América. Foi em sua homenagem que um dos bairros de Nova Iorque foi baptizado por "Queens";

- Consta até, que Carlos II, perante as excepcionais características de sua esposa, que nunca renegou, apesar da sua libertinagem, acabou por lhe ter tanto amor e carinho que, quando morreu, já se havia convertido ao catolicismo;

- Após a morte do marido, Catarina ainda a se manteve em Inglaterra até à Revolução Gloriosa no reinado de Guilherme III, só tendo regressado a Lisboa em 1693. Veio a falecer em 1705 com a idade de 67 anos e, quem lhe quiser prestar homenagem, poderá ainda fazê-lo  no Panteão dos Braganças, em São Vicente de Fora. Se, pelo contrário, quiserem apreciar a sua beleza, basta olhar atentamente a sua estátua erigida no Parque das Nações, também em Lisboa.






Diferentes vistas da estátua de Catarina de Bragança no Parque das Nações em Lisboa

INFORMAÇÃO de SETEMBRO DE 2016


Aos eventuais interessados se informa que a CGD - CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS acaba de lançar uma MOEDA de Colecção comemorativa - Casa da Moeda sobre designação RAINHAS DA EUROPA em versões OURO e PRATA, dedicada a CATARINA DE BRAGANÇA



















-----------------------------------------------------------------------------------------------------


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR, RECEBIDA EM 22 DE JANEIRO DE 2017



"Quando alguns Nobres portugueses chegaram à conclusão de que o negócio da venda da coroa de Portugal aos Filipes, tinha deixado de ser rendoso e tinha atingido a falência, resolveram mudar de rei. 
Infelizmente, esqueceram-se de tomar providências quanto a uma previsível reacção do rei deposto que, por um conjunto de circunstâncias, era, também, rei de Castela e de mais uns quantos territórios. 
A guerra foi uma consequência lógica e o novo rei de Portugal, que precisava de aliados, encontrou a solução no casamento de uma das suas filhas com o rei Carlos II de Inglaterra. 
A negociação do casamento foi difícil! 
Carlos II tinha motivos para desejar mas, também, para temer tal casamento: desejava-o, porque a princesa era bonita e o dote poderia encher os seus falidos cofres; mas, também, receava que isso pudesse reacender a guerra com Espanha. 
Resistiu até o dote da princesa ser irrecusável: foi o maior dote de que há memória no Ocidente! Portugal ficou falido, o rei português ganhou um aliado para a guerra com Espanha,  e a Inglaterra ganhou um capital que se transformou no mais rentável investimento da sua história: o império britânico! 
Hoje, diríamos que Carlos II deu o “golpe do baú” ! 
A cerimónia do casamento realizou-se em Maio de 1662. 
Assim, começou a parte infeliz da vida de Catarina de Bragança, uma princesa nascida e criada no seio de uma família com cultura, educação e hábitos tradicionais portugueses que, por sua infelicidade, foi desterrada para uma corte que, contrariamente ao que alguns escritores e cineastas de pacotilha nos querem fazer crer, era rude e atrasada em relação à restante Europa. 
Catarina, teve um papel importantíssimo na modernização da Inglaterra e na alteração da filosofia de vida dos ingleses pelo que,  embora não suficientemente, ainda hoje é admirada e homenageada.
Provocou uma autêntica revolução na corte de Inglaterra, apesar de ter sido sempre hostilizada por ser diferente mas nunca desistiu da sua maneira de ser, nem consentiu que as damas portuguesas do seu séquito o fizessem.
 
Tinha uma personalidade tão forte que conseguiu que aqueles (principalmente aquelas) que a criticavam, em breve, passassem a imitá-la. 
E assim, se derem grandes alterações na corte inglesa: 
O conhecimento da laranja. 
Catarina adorava laranjas e nunca deixou de as comer graças aos cestos delas que a mãe lhe enviava. 
O costume do “CHÁ DAS 5”. 
Costume que levou de casa e que continuou a seguir organizando reuniões com amigas e inimigas. Este hábito generalizou-se de tal maneira que, ainda hoje, há quem pense que o costume de tomar chá a meio da tarde é de origem britânica. 
A compota de laranja.
Que os ingleses chamam de “marmalade”, usando, erradamente, o termo português marmelada, porque a marmelada portuguesa já tinha sido introduzida na Inglaterra em 1495. 
Catarina guardava a compota de laranjas normais para si e suas amigas e a de laranjas amargas para as inimigas, principalmente, para as amantes do rei. 
Influenciou o modo de vestir .
Introduziu a saia curta. Naquele tempo, saia curta era acima do tornozelo e Catarina escandalizou a corte inglesa por mostrar os pés, o que era considerado de mau-gosto e que não admira devido aos pés enormes das inglesas. Como ela tinha pés pequeninos, isso arranjou-lhe mais inimigas. 
Introduziu o hábito de vestir roupa masculina para montar. 
O uso do garfo para comer. 
Na Inglaterra, mesmo na corte, comiam com as mãos, embora o garfo já fosse conhecido, mas só para trinchar ou servir. Catarina estava habituada a usá-lo para comer e, em breve, todos faziam o mesmo. 
Introdução da porcelana. 
Estranhou comerem em pratos de ouro ou de prata e perguntou porque não comiam em pratos de porcelana como se fazia, já há muitos anos, em Portugal. A partir de aí, o uso de louça de porcelana generalizou-se.
Música. 
Do séquito que levou de Portugal fazia parte uma orquestra de músicos portugueses e foi por sua mão que se ouviu a primeira ópera  em Inglaterra. 
Mobiliário- 
Catarina também levou consigo alguns móveis, entre os quais preciosos contadores indo-portugueses que nunca tinham sido vistos em Inglaterra. 
O nascimento do “Império Britânico”. 
Como já se disse, o dote de Catarina foi grandioso pela quantia em dinheiro mas, muito mais importante para o futuro, por incluir  a cidade de Tânger, no Norte de África e a ilha de Bombaim, na Índia.
Traindo os Tratados que tinham assumido e com a desculpa de que o rei de Portugal era espanhol, os ingleses conseguiram, apesar do controle da Marinha Portuguesa, navegar até à Índia onde criaram um entreposto em Guzarate.
 
Em 1670, depois de receber Bombaim dos portugueses, o rei Carlos II autorizou a Companhia das Índias Orientais a adquirir territórios.
Nasceu, assim, o Império Britânico!
 
Hoje, há pouca gente que saiba a importância que a Rainha Catarina teve para os ingleses e o carinho que eles tiveram por ela. A sua popularidade estendeu-se até à América, onde um dos cinco bairros de Nova Iorque (Queens) foi baptizado em sua homenagem. 
Em 1998, a associação “Friends of Queen Catherina” fez uma colecta de fundos para lhe erguer uma estátua; não o conseguiu, devido à oposição de alguns movimentos cívicos que acusaram Catarina de ser uma das promotoras da escravidão.



Mais uma vez, a ignorância venceu!..."


************************************************************************


Terça-feira, 10 de Junho de 2014



TEMA: A "NOSSA" TORRE DE BELÉM


O que se gosta de saber


- Que é nela que se situa a primeira representação de um rinoceronte encontrada em toda a Europa. Este, proveniente da Índia em 1513, foi logo no ano seguinte enviado pelo rei D. Manuel I ao Papa Leão X, na embaixada de Tristão da Cunha. Tendo naufragado, foi depois recuperado e empalhado. E pasme-se, pois terá sido precisamente este animal que, através da entusiástica descrição de um português, terá servido de inspiração ao pintor de Noremberga, Albrecht Durer, para criar o seu celebérrimo quadro do Rinoceronte;

                               

- Que esta torre foi construída rodeada de água do Tejo por todos os lados, não obstante ter agora apenas o lado Sul envolto na água do rio e





- Que apesar de ser um monumento relativamente pequeno, é um dos monumentos portugueses mais ricos em decorações manuelinas: nós, cordas, esferas armilares, armas de Portugal, cruzes de Cristo...
Janela virada a Este

                                  


O que interessa saber


-  Que foi concebida pelo rei D. João II, mas só mandada edificar por D. Manuel I, com o objectivo de defender a barra do Tejo, juntamente com o Baluarte de Cascais e o Baluarte da Caparica;

- Que foi construída entre 1514 e 1520 sobre os restos de uma velha nau artilhada existente no local de onde partiam as frotas para a Índia;

- Que tendo sido o seu projectista Francisco Arruda, a sua construção tenha acabado por ser supervisionada por Diogo de Boitaca, um dos responsáveis pela contemporânea construção do Mosteiro dos Jerónimos.                               



O que se deve saber

- Que constitui uma das mais emblemáticas imagens da cidade de Lisboa;




                                             

- Que tendo sido reconstruído como monumento defensivo, para além da Torre, inclui obrigatoriamente um Baluarte que possui na sua nave 16 canhoeiras para tiro rasante e uma segunda linha de fogo nas ameias do seu terrapleno. Que, curiosamente, é ali que se situa  o Santuário da Virgem do Restelo, que foi objecto de restauro no século XVIII;

Algumas canhoeiras do Baluarte

Ermida de Nossa Senhora do Restelo
- Que a Torre tem cinco pisos que, de baixo para cima incluem a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala das Audiências, a Capela e o Terraço da Torre. Que este último exibe cantos com guaritas cilíndricas decoradas com cantarias de pedra.




- Que uma vez abandonado o carácter defensivo, já serviu como Posto de Sinalização Telegráfica, como Farol e, os seus Paióis, como prisão política;

- Que  em 1983 foi declarada pela UNESCO, Património Mundial da Humanidade

- Que desde 2007 constitui uma das Sete Maravilhas de Portugal.

VISTA PANORÂMICA DO SUL
Agora algumas vistas parciais desde os outros pontos cardeais, mas em diferentes estações do ano:

Vista do Norte na Primavera


Vista do Norte no Verão


Vista do Norte no Outono


Vista do Este no Inverno








Outras vistas de Este
Cerâmica comemorativa



*************************************************************************


Sábado,17 de Maio de 2014


TEMA: A  NOSSA NAZARÉ E O "SURF"


O que se gosta de saber



- Que a nossa vila piscatória da Nazaré tem um promontório que divide a praia em duas partes e que a sua parte Norte, é hoje um local de atracção dos surfistas mais amantes de "condições extremas".

- Que foi graças a isso que o célebre "surfista" de seu nome Garret McNamara ao ter tido a oportunidade de "surfar" uma dessas gigantescas ondas, guindou a nossa Nazaré para os media de todo o Globo.





O que interessa saber


Se entretanto se observar com atenção toda a zona, verificamos que no Promontório da Nazaré é possível ver um mar com comportamentos completamente díspares. De um lado, a Praia da Nazaré, calma e com a vila junto à praia.


                     

 Bem diferente é a Praia do Norte, com uma dinâmica muito mais activa, tanto a nível de ondulação como a nível dos sedimentos.


Praia dos Supertubos


O que se deve saber


Na realidade, a presença de um simples promontório não explicaria uma tão grande diferença de comportamentos da ondulação. O segredo está escondido lá bem nas profundezas do mar. Trata-se do Canhão da Nazaré, o maior desfiladeiro submarino da Europa, que se inicia junto à Nazaré e cria a barreira natural que origina a formação das ondas grandes a Norte e a praia calma a Sul. É realmente esse canhão que dá origem à formação de ondas tão grandes que chegam a atingir mais de 30 metros de altura, fazendo as delícias dos amantes do "Surf" ao nível internacional.

                           


Os canhões (palavra equivalente aos "canyons" em inglês) mais conhecidos são terrestres e têm origem pluvial. De entre eles, um dos mais célebres é o "Grand Canyon" nos Estados Unidos (que foi escavado ao longo dos milénios pela erosão das águas dos rios sobre os seus próprios leitos). Outros há contudo, de origem tectónica, como é o caso do nosso Canhão da Nazaré. Mais não são, do que incríveis desfiladeiros submarinos formados pelos movimentos relativos das placas tectónicas do interior da Terra e, neste caso no fundo do Oceano Atlântico, mais precisamente na zona centro da costa de Portugal Continental. É a incrível movimentação de enormes massas de água através desse desfiladeiro que acaba por originar, à superfície na parte Sul da Praia da Nazaré, as ondas tão especiais que encantam "surfistas" de todo o Globo, pela sua inusitada peculiaridade.


*******************************************************************************

 Sexta-Feira,19 de Abril de 2014
                                                    
TEMA: MUITO CUIDADO  
com os 
CONTRATOS de FIDELIZAÇÃO MEO M4O

o que se gosta de saber


Que, conforme indicado pela sua campanha publicitária intensiva (que nos entra pela casa dentro todos os dias via televisão e telefones fixos e móveis), este tipo de Contrato apresenta tantas vantagens, que é impossível resistir a todas as maravilhas que oferece! Segundo a referida publicidade, trata-se do melhor Contrato do Mundo, contribuindo indiscutível e fantasticamente para a nossa Alegria de Viver.

Que MARAVILHA!!!!!!
                             O que interessa Saber

Que se trata de um Contrato com 2 anos de fidelização, cujas possibilidades de ser interrompido, segundo me informou por várias vozes o Serviço de Apoio ao Cliente da MEO (PT Comunicações), passam apenas por um único facto: MORRER Mas atenção, pois que aqui dão-nos a honra de ter duas possibilidades: pode ser de Morte “morrida” ou também de  Morte “matada”!


Que descanso para a MEO (PT Comunicações)!!!!!!!!!
                                                    
QUE FIBRA TÊM ESTAS EMPRESAS!!!!!!!!
                
O que se deve Saber 

Que a MEO (PT Comunicações) (incluindo a sua Administração), nem sequer se digna responder a um pedido de interrupção ou cessação do Contrato (enviado duas vezes por carta registada com aviso de recepção), quando inesperadamente se fica sem emprego no País (comprovada com Carta de Cessação de Funções entregue pelo Empregador), nem tão pouco quando como única alternativa do Assinante do Contrato MEO M4O em questão, este se vê forçado a emigrar mais de um ano antes de terminado o referido Contrato (situação também comprovada com envio à MEO (PT Comunicações) de cópia do Contrato de Trabalho no Reino Unido).

                         


Tal significa que a MEO (PT Comunicações) se prepara para receber mais de um ano de mensalidades que rondam cada uma quase 90 Euros, sem ter de prestar qualquer serviço, por ausência forçada do seu Cliente no estrangeiro 

Realmente querem ter-nos totalmente na mão!
           
Assustador não é? Mas na verdade, o Serviço de Apoio ao Cliente da MEO (PT Comunicações), quando se pede o desligamento do Serviço em tão tristes circunstâncias, diz que sim senhora, mas que só o pode fazer se pagar antecipadamente os dois anos de Contrato. Ainda por cima, os operadores amestrados passam o telefone de uns para os outros e deixam-nos horas à espera, até que as chamadas caiem. ATENÇÃO INCAUTOS, pois este “ASSALTO À MÃO DESARMADA” É MUITO SÉRIO!


É INCRÍVEL...NÃO É?????? QUE É FEITO DA LIBERDADE QUE TEREMOS GANHO COM O NOSSO 25 de ABRIL de 1974?
SERÁ QUE TEMOS DE ACEITAR TUDO O QUE ESTES SENHORES QUEREM e COMPORTAR-MO-NOS COMO GATINHOS AMESTRADOS???????


EM QUE CESTA DE GATOS NOS QUEREM METER??????? 

Nota final: Nesta Mensagem só foram usadas imagens divulgadas na Internet pela MEO 

******************************************************

Segunda-feira, 03 de Março de 2014
                                                    


sobre notícia recente

TEMA: O Ensino e a Família no início do Século XXI

o que se gosta de saber


Tendo de aguentar a actual política alarmista dos meios de comunicação, que segue a filosofia do “quanto pior melhor”, somos quase todos os dias “bombardeados” em nossas casas com notícias sobre as más condições do Ensino em Portugal. Nada escapa! Nem os alunos (que chegam a bater nos professores!), nem os professores (que, por vezes, insatisfeitos com o seu estatuto negligenciam as suas actividades…), nem as instalações (que metem água, têm coberturas nefastas, não têm aquecimento…) nem tão pouco o próprio Ministro da Educação que, por mais que seja mudado, nunca é considerado “flor que se cheire”!




                              
 O que interessa saber

Talvez seja bom ter consciência que, sejam quais forem as condições supra-citadas, a Qualidade do Ensino actual vai depender indubitavelmente da disciplina dentro das salas de aulas e da atenção que os alunos prestam aos professores. Por isso, aqui fica um Poema que integrei no meu recente Livro A VIDA, um “Retrato de Época…no dealbar do Século XXI.

A Atenção




Capacidade do Homem

Para todos fundamental

Os tempos que a consomem

Estão mudando sem igual



Para a “prender” nos alunos

Os “Mestres” esforçam-se bem

Mas hoje são “importunos” 

E não “bué” como convém!



Jovens de antigamente

Ouviam aula inteira

Hoje é bem diferente,

É impossível canseira!



Pela Internet “viajam”
Pelos “Blogs”, “Facebook”

Nos telemóveis engajam
E tudo é “um novo look”!


Com tantas solicitações
Convidando à dispersão
“Voam” pelas informações
Mas não prendem a Atenção!



Só fica o essencial

Passam por todos os temas

Os Livros serão o seu mal

E não querem os problemas



Não é pois de surpreender

Que ao ser como “um balão”

Jovem não vá compreender

Se não prender a Atenção!
                              
o que se deve Saber 


Que, não obstante a existência de numerosas Entidades de defesa dos adultos, dos adolescentes e das crianças, não se pode abdicar de Regras Básicas de Educação, como as seguintes: 

1 - A Escola não substitui a educação recebida na Família. Apenas a complementa 

                                       


2 - Não se podem, nem devem, inverter os valores básicos das relações educacionais 











3 - Por mais que se desenvolvam e comercializem equipamentos informáticos para uso de adolescentes e crianças, eles nunca poderão, nem deverão, substitui o raciocínio e a criatividade dos alunos.

                      


4 - Devem existir provas periódicas e sem "copianço", para se comprovar o aproveitamento dos alunos e a adequada actualização dos professores.


E, na Verdade, estas são apenas algumas das regras básicas que, se bem aplicadas, contribuirão, certamente, para incrementar a Qualidade do Ensino no nosso País.



****************************************************************************

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014



sobre notícia recente

TEMA: inverno 2013/2014

o que se gosta de saber

Que tem sido um Inverno muito rigoroso, que a América do Norte tem tido nevões e temperaturas negativas quase nunca vistas. Que até as cataratas do Niagara congelaram.Tudo o que se encontrava aquoso no exterior se transformou em gelo no Michigam, etc...






Que tais temperaturas negativas no hemisfério Norte contrastaram enormemente com o que ocorreu no hemisfério Sul, chegando os cariocas a ter de suportar temperaturas tão elevadas, que a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, se chegou a transformar num autêntico "vespeiro" de gente fugindo desesperadamente ao calor.


o que interessa saber

Que em Portugal, não obstante todos os problemas característicos da erosão da Costa Atlântica, culminados com o acidente da Praia do Meco em que morreram vários estudantes, foi possível recolher alguns aspectos positivos. O Canhão da Nazaré proporcionou ondas fantásticas para os surfistas e uma das fotos do mar bravo na Foz do Douro foi premiada pela National Geographic.




o que se deve saber

Que Portugal tem um clima abençoado, graças à sua posição geográfica, ao anticiclone dos Açores e a outros factores climatéricos com que a região foi agraciada.


Que os nomes das tempestades são frequentemente femininos, não por mera vingança ou maledicência dos homens, mas pelas seguintes razões: a) Inicialmente, os povos hispânicos começaram a dar às tempestades nomes de santos; b) Durante as duas Grandes Guerras os militares, cheios de saudades das mães, mulheres ou namoradas, passaram a dar às tempestades, para as homenagear,  os nomes das suas mulheres amadas  e c) só em data relativamente recente as Organizações Meteorológicas decidiram atribuir às tempestades nomes começados por ordem alfabética, indistintamente do seu género. Por isso, recentemente, em Portugal primeiro passou a Ruth e só depois a Stephanie.



***************************************************************************************************
Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2014


TEMA: CRISTIANO RONALDO






o que se gosta de saber


Que ele é bonito, que tem uma linda namorada russa, que tem um filho de uma “barriga de aluguer”, que as irmãs aproveitam a celebridade do irmão para os seus negócios…(…das revistas de fofocas)


o que interessa saber


Que leva o nome de Portugal aos quatro cantos do Mundo de tal modo, que:


um garoto de 7 anos encontrado já inesperadamente nos destroços do terrível tsunami na Indonésia em 2004, envergando orgulhoso uma  camiseta com uma imagem do “nosso Ronaldo”, gritou ao jornalista que dele se aproximou: - Ronaldo, Ronaldo;

um jovem estudante norte coreano interpelado pelo jornalista português (que foi recentemente autorizado, excecionalmente,   a visitar a Coreia do Norte) , lhe explicou que estava a aprender português no  seu País, para poder vir a Portugal conhecer o  Ronaldo!

o que se deve saber



Que se trata de um jogador de futebol tão excepcional que, para além dos numerosos prémios já conquistados ao longo dos anos, acaba de ser nomeado em 2014 como o Melhor Jogador de Futebol do Mundo. Que tem já um Museu em sua Homenagem na “sua Ilha da Madeira”. 

Que merece tudo isso, porque desde criança tem trabalhado afincadamente para o conseguir, tendo deixado família e amigos na Madeira com apenas 11 anos, para correr para o Continente atrás do seu Sonho.

Não obstante todo o êxito já alcançado, continua a trabalhar, até nas férias, para atingir os objectivos a que se propôs. O êxito não lhe foi servido de bandeja!  

NOTA POSTERIOR: (Maio de 2014)

Fui visitar o MUSEU CR7 no Funchal no passado dia 03 de Maio e senti claramente que o "nosso Ronaldo" é bem merecedor daquele lindo e interactivo Museu. PARABÉNS RONALDO, pois bem o mereces!!!!!





Sem comentários: