Alegria de Viver



5ª Feira, 17 de Maio de 2018


PORQUE RECORDAR É VIVER...cá vai de novo algo que muito prezo!

TEREI EU JÁ SIDO AVE NUMA OUTRA VIDA?



Há já muitos anos que me questiono sobre a minha grande atracção pelo pairar das gaivotas e pelas bagas vermelhas. 

- Será que numa outra Vida já terei nascido num pequeno ninho de palhas e depois crescido e ransformado num 




 lindo pássaro multicolorido e apreciador de bagas?????




- Ou será que já fui gaivota e pairei tranquilamente ao pôr-do-sol, ou integrada no meu bando?




A verdade é que não sei responder a nenhuma destas questões! O que realmente sei, é que continuo a sentir uma incrível sensação de liberdade ao ver o pairar das gaivotas, bem como uma indescritível atracção pelas bagas, sejam elas comestíveis ou não





Por isso, hoje apeteceu-me falar-vos das bagas comestíveis e das suas principais características, boas e menos boas, sempre por ordem alfabética. Que vos parece a ideia? Vamos nessa?


De origem asiática, as amoras, que só chegaram à Europa no século XVII, incluem várias frutas de idêntico formato mas pertencentes a géneros e mesmo famílias botânicas diferentes. Tendo todas elas em comum a superfície irregular composta por minúsculas bagas (minidrupa ou drupete), são ricas em fibra, vitaminas C e K e ácido fólico, pelo que são excelentes para a saúde humana. Segundo numerosas citações, sendo também ricas em antioxidantes, parecem contribuir para retardar o envelhecimento e previnir do cancro. Pelo seu teor em cálcio, também contribuirão para minorar a osteoporose. 

Amoras de árvore (amoreira)

Amoras silvestres




As amoras silvestres ajudam a combater infecções e estimulam o sistema imunitário, graças aos seus conteúdos de vitamina C, flavenoides, fibra e ácido fólico. Convém ter cuidado e não comer as encontradas em ambientes poluídos ou na beira das estradas. Ao contribuírem para o aumento do colesterol bom no sangue, as amoras em geral, parecem diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e, graças às suas excelentes características, os seus chás e sumos minoram as inflamações da boca, garganta, esófago, estômago e intestinos.  Ao que consta, também melhoraram o funcionamento do cérebro, sendo por isso benéficas para o sistema nervoso e recomendadas para a coordenação motora e a memória, especialmente dos mais idosos.


CEREJAS

Estas bagas, cultivadas na Europa desde há cerca de 2 000 anos (graças ao General Romano Cúpulo que popularizou o seu consumo) é rica em polifenóis e flavenóides, dois poderosos antioxidantes que, bloqueando os radicais livres, previnem o envelhecimento prematuro e várias doenças entre as quais, alguns tipos de cancro.






Contudo, devem ser evitadas por pessoas com cálculos renais (vulgo "pedras nos rins") devido ao seu conteúdo de ácido oxálico, um dos responsáveis pela sua formação. São também ricas em vitamina C e potássio, sendo por isso benéficas para o coração, a pele, o funcionamento dos rins saudáveis e para a prevenção da prisão de ventre. Em dose de cerca de 250 gramas por dia, parece poderem baixar o nível do ácido úrico no sangue, podendo assim prevenir também da "gota". 




De entre as diferentes variedades de cerejas, recomendam-se as carnudas com polpa firme, bom testemunho da sua frescura.Nem o nosso fantástico Rafael Bordalo Pinheiro resistiu à tentação de as imortalizar..


FRAMBOESAS


De delicado sabor, estas bagas são usadas na indústria farmacêutica para melhorar o sabor de alguns medicamentos, com especial incidência nos xaropes. Sendo ricas em fibras, potássio, vitaminas C e E e ácido fólico, contribuem para o bom funcionamento dos intestinos, músculos, pele, ossos e dentes. Os naturistas consideram mesmo, que o sumo das framboesas limpa e desintoxica o aparelho digestivo, alivia a cistite e trata a diarreia e o reumatismo. O seu vinagre é usado para o alívio das dores de garganta.











Ainda que ajudem a absorver o ferro dos alimentos e sejam antioxidantes, podem não ser aconselhadas a quem sofra insuficiência renal.


GROSELHAS

Denominadas na Grécia Antiga por "sangue dos Titãs", devido às suas tonalidades vermelho-violáceas, estas lindas bagas são sumarentas e possuem sabor ácido, pelo que são muito usadas em refrescos.  Óptima fonte de vitamina C (especialmente a sua variedade negra, que tem cerca do quadruplo de vitamina C do que igual peso de laranja) as groselhas favorecem a formação de colagénio, favorecem a absorção do ferro dos alimentos, sendo benéficas para o aumento de glóbulos vermelhos no sangue.




Sendo também ricas em cálcio, ferro, potássio e taninos aumentam a resistência às infecções e têm acção adstringente. Convém ter atenção aos xaropes de groselha que, devido ao seu elevado teor em açúcar, devem ser tomados bastante diluídos para evitar cáries dentárias.


MIRTILOS


Também conhecidos por uvas-do-monte ou arandos, estas bagas roxo-azuladas, são o fruto de pequenos arbustos que também florescem no nosso País. 






Ao contrário de outras bagas, o seu conteúdo em ácido quínico ajuda a evitar a formação de cálculos renais. Entre outras propriedades, os mirtílos são ideais para combater infecções (nomeadamente cistites), graças às suas propriedades antisépticas e antibacterianos (devidas às suas antocianinas) e ainda para melhorar a circulação periférica, por exemplo, para quem sofre de varizes. 





Também contribuem para aliviar eventual mal-estar da digestão e para melhorar a visão, parecendo até protegê-la do glaucoma e das cataratas. Podem causar reacções alérgicas em alguns indivíduos, manifestadas pelo intumescimento dos lábios e/ou das pálpebras, ou ainda prurido cutâneo.



MORANGOS


Excelentes para controlar a tensão arterial elevada e evitar a retenção de líquidos (são muito diuréticos), estas bonitas bagas são ricas em vitamina C, potássio, fibras insolúveis e ácido fólico. Contendo também xilitol são bastante docinhas. O seu elevado teor em vitamina C também os torna benéficos na absorção do ferro dos alimentos, pelo organismo humano, o que é muito importante, especialmente para quem come pouca carne, como os vegetarianos.


                                 



Ainda que pareça mentira que uns frutos tão bonitos possam provocar alergias, a verdade é que podem desenvolver erupção cutânea conhecida por urticária. Tal alergia deve-se ao seu conteúdo em salicilatos, químicos que podem conduzir a uma excessiva produção de histamina pelos organismos sensíveis à aspirina. Também as pessoas com colite devem evitar a ingestão de morangos, dado que as suas minúsculas sementes podem irritar as paredes dos intestinos.
























OUTRAS BAGAS/ FRUTOS


Entretanto, na verdade, a minha atracção pelas bagas estende-se claramente a outros frutos tais como os medronhos









as romãs



as uvas e tantos outros!



                                                 

De tudo isto retiro duas CONCLUSÕES PRINCIPAIS:

1ª - Como cada um dos tipos de bagas e frutos apresentam boas, mas diversificadas características, o melhor que temos a fazer em prol da nossa saúde, é comer um pouco de todas, seguindo a regra máxima da alimentação humana: NÃO COMER NADA EM EXCESSO E DIVERSIFICAR TANTO QUANTO POSSÍVEL OS BONS ALIMENTOS QUE INGERIMOS e

2ª - Tenha eu já sido ave ou não, sou obrigada a reconhecer que todas esta bagas/frutos contribuem, significativamente, para a minha ALEGRIA DE VIVER!


******************************************************************************

Sábado, 24 de Março de 2018



A ALEGRIA DE VIVER RENOVA-SE A CADA PRIMAVERA

 Por isso, estou tão feliz que não só vos venho relembrar o Poema que publiquei recentemente no meu livro A VIDA, um "Retrato" de Época ... no dealbar do Século XXI



                               

                                                       PRIMAVERA
  
É nesta linda Estação
Que as árvores se vestem
Se assiste à floração
E as mulheres se despem

Nascem todas as folhinhas
Rebentam todos os botões
Dando flores e florzinhas
Energia aos saltitões

E os morangos eclodem
E os rebentos explodem
Tudo é uma beleza

Vão saltitar mais os pardais
E a Vida não pode mais
Já travar a Natureza!




como, por um lado, penso na BELEZA da Natureza



 ,e, por outro lado, como tudo é EFÉMERO

Desejo então muita.. 


ao mesmo tempo que sinto uma tal vontade de dançar, que sonho acordada






com as incríveis cores que me invadem a mente, 


                                  






enquanto o chilrear dos pássaros me inebria os sentidos e subo ao céu.



É assim que relembro  Carlos Drummond de Andrade




e o nosso Fernando Pessoa




Com tal azáfama fiquei tão cansada que só me apresso a  recuperar forças 





e agradecer a vossa atenção. 

BOA NOITE, nesta PRIMAVERA que agora se inicia

               


******************************************************************************


Terça feira, 25 de Fevereiro de 2014




4ª Feira, 23 de Agosto de 2017                                                  

             

                 VAMOS DIVERTIR-NOS UM POUCO?


COMO SERIA O MUNDO 
SEM ENGENHEIROS?

Vejamos o que encontrei sobre este Tema:

1 - Sem Engenheiros Aeronáuticos


 2 - Sem Engenheiros de Pontes


                 
                    3 - Sem Engenheiros de Telecomunicações




                         
                         4 - Sem Engenheiros  Matemáticos



                          
                               5 - Sem Engenheiros Mecânicos


                              
                           ...e assim sucessivamente!
                          E Viva a Criatividade do Homem!


*********************************************************************+++

+Sábado, 14 de Feverero de 2015

                                                


   
                            DIA DOS NAMORADOS:

                                   Ontem, Hoje e Amanhã


                              


A propósito de Namorados, não resisto à tentação de vos deixar aqui o Soneto que, com o título de NAMORO, publiquei no meu Livro intitulado 

A VIDA, um "Retrato" de Época no dealbar do Século XXI                                                                            


     
 NAMORO

Nesta tão bela fase da Vida
Tem a Paixão olhos de veludo
Catam-se loas, deixa-se tudo
E se possível, faz-se comprida!
  
Gosta-se às claras, com alvoroço
Suspira-se com as parvoíces
Brinca-se e ri-se sem “chatices”
Dá-se beijinhos, volta-s’a moço!

Anda-se de mão dada na rua
Fazem-se versos à luz da Lua
Pouco se liga ao bom do povo

O namorado nunca se cansa
Sem dar por isso, volt’a criança             
                    Não tem idade, é sempre novo!

                                           ....................


Entretanto sabem os meus Amigos, 
porque o 
Dia de São Valentim 
é Dia dos Namorados em muitos países? 

Conta a história que o Imperador Romano Cláudio, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Ele acreditava que os jovens, se não tivessem família, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam-lhe flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim acabou por ser decapitado em 14 de Fevereiro do ano 270.

A dado momento, foi instituído a 14 de Fevereiro como Dia de São Valentim e, por conseguinte, 
como Dia dos Namorados.

Ora, em boa verdade, desde então que os pombinhos arrulham mais docemente...


...e os outros animais continuam a namorar às claras e, normalmente, com bons resultados.





Adicionar legenda

E, diga-se em abono da verdade, que a raça humana até ia bastante bem nestes domínios!


 Então e não é que parece que agora começa a "esparvoeirar"!


Valha-lhes S. VALENTIM, para isto não descambar!



(Em Preparação)

( Imagens pessoais e da Internet)

*******************************************************************

Sábado, 07 de Fevereiro de 2015

      
COMO ACABAR
com a
  ALEGRIA DE VIVER



Aqui vai uma bela RECEITA em 10 passos, para atingir esse objectivo:

1 - Colocar os bebés, desde cedo. na frente dos ecrãs de TV, Computador...

2 - Já um pouco mais crescidos, oferecer-lhes muitos outros ecrãs...
3 - Pouco depois facultar-lhes a oportunidade de fazerem belas viagens...

4- Assegurar-lhes que cresçam inetruptamente sem perder o contacto com o Mundo!

5 - Assegurar que mesmo no namoro nada lhes faltará!

6 - E não esquecer a importância fundamental das "Selfies"...

7 - Não esquecendo também o bom trato dos seus animais de estimação, para além do carinho e outros cuidados afins...

8 - Dar-lhes bastante praia, desde que se protejam dos UVs, tão nefastos para o Homem.

9 - Recomendar-lhes sempre o uso reforçado de cintos de segurança suplementares

10 - Ver se é possível escolher a última doença que os venha a afligir na velhice.
...

Compreendem agora porque eu recuso este caminho? Compreendem porque eu fujo desta receita e alimento o CONVÍVIO com os Familiares e os Amigos?



E porque procuro contar-lhes belas Estórias da Natureza e do Mundo, como um caminho para Deus?

Se compreendem, venha de lá esse abraço!



( Imagens pessoais e da Internet)

*******************************************************************

Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2014

      
É COM  ALEGRIA DE VIVER
QUE DEIXO HOJE AQUI AOS MEUS LEITORES A 
MENSAGEM DE NATAL E FIM DE ANO DE 2014/2015


que acabo de preparar para todos os Familiares e Amigos, usando como fundo as bagas natalícias que fotografei no Jardim Botânico de Kew em Londres (JBK). Aqui a têm, ao V. inteiro dispor, com o maior carinho.

















********************************************************************

Sábado, 06 de Dezembro de 2014

      


UM BELO JARDIM BOTÂNICO
E A ALEGRIA DE VIVER
DE MARIANNE NORTH

Visitei em Outubro de 2014 o Jardim Botânico de Kew ("Kew Botanical Garden") situado nas imediações de Londres, mais precisamente a 11,4 Km de Charing Cross. Este jardim, declarado em 2003 Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, teve início em 1759 a partir do Parque  de Kew e foi fundado oficialmente, em 1840. Inclui actualmente mais de 30 000 espécies de plantas e um fantástico herbário com mais de 7 000 000 de plantas preservadas. Integra ainda uma Livraria com mais de 750 000 volumes, bem como uma Colecção de Ilustrações com mais de 175 000 impressões e desenhos de plantas, que me deixou boquiaberta! Veremos mais tarde que foi precisamente esta Colecção que, a par da imensa variedade de bagas do parque, fundamentou a inserção desta Mensagem nesta página do Blog intitulada "Alegria de Viver"!
Rua que liga a Estação de Kewdo Metropolitano de Londres,  ao JBK



Actualmente Kew, graças às suas belezas naturais, às suas infraestruturas e ao facto de ser acedido desde os finais do século XIX pela Linha District do Metropolitano de Londres, é hoje uma área residencial cara dos subúrbios londrinos. Nela se situam também os Arquivos Nacionais, que incluem os mais importantes documentos históricos.
Porta da Rainha Victória do JBK, por onde entrei

 Dos 121 hectares de jardins e estufas de vidro, quatro edifícios classificados ("listed buildings") e 36 estruturas classificadas, saliento aqui apenas três: a pequena Estufa de Vidro das Plantas Aquáticas, a Casa Museu de Marianne North e o Conservatório da Princesa de Gales.

Grande Estufa das Plantas Tropicais no Outono

Grande Estufa das Plantas Tropicais na Primavera


Aspecto interior da grande Estufa das Plantas Tropicais




Indicadores no interior dagGrande Estufa das Plantas Tropicais



......................





Estufa de Plantas Aquáticas


Após ter visitado a imensa Estufa das Plantas Tropicais, que inclui uma concentração impressionante das mais diversas plantas dos trópicos, dirigi-me de imediato para a Estufa das Plantas Aquáticas, a qual me impressionou vivamente pela delicadeza das plantas que integra, quer dentro, quer fora de água, bem como pelo modo como estão apresentadas e catalogadas.  




       









Aspectos do interior da Estufa de Plantas Aquáticas


Deambulei depois por aquele tão vasto jardim, no qual avistei uma imensa estufa em obras e, por consequência desactivada, e me fui inebriando com a quantidade e variedade de bagas que, como é bem conhecido, contribuem significativamente para a minha Alegria de Viver. Decidi ali, desde logo, que a minha Mensagem de Natal de 2014 teria como fundo, as bagas do JBK. 



Enorme estufa, desactivada aquando da minha visita


As bagas são a minha perdição! E havia tantas e tão variadas!
                                                                           
Jardim Japonês do JBK

Depois de uma breve volta pelo Jardim Japonês do JBK, avistei uma Casa-Museu que vim a saber ser de Marianne North, até então para mim, uma ilustre desconhecida.




Contudo, o meu espírito de investigadora aguçou-me, inexplicavelmente, a curiosidade e lá fui eu ver a que se havia dedicado aquela senhora, para ter ali aquela Casa-Museu. Em excelente hora o fiz!

Soube então que Marianne North foi uma britânica  excepcional, que nasceu em 1830 de pais influentes e endinheirados que, em 1871 decidiu dedicar o resto da sua Vida a estudar, desenhar e pintar plantas de todo o globo terrestre, fazendo disso a sua ALEGRIA DE VIVER. Com tal objectico viajou sucessivamente pelo Canadá, EUA, Jamaica, Brasil, Tenerife, Califórnia, Japão, Bornéu, Java, Ceilão, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Seychelles e Chile, constituindo aos poucos, a fabulosa Colecção de Esboços, Desenhos e Pinturas, que tive o privilégio de vislumbrar no JBK. Tal colecção é de tal modo fabulosa, que se um dia eu voltar a Londres com tempo, terei o maior prazer de lhe dedicar, pelo menos, um dia inteiro! 
Em cima e em baixo à esquerda, aspectos de uma das salas da Casa-Museu. Em baixo à direita, o busto de Marianne North



                                                                                          



   


Exemplos das fabulosas pinturas da Casa-Museu de Marianne North










 Não me foi então possível  dedicar  o devido tempo, nem à Casa-Museu, nem ao novo edifício recentemente construído nas suas imediações para albergar os restantes, mas excepcionais, trabalhos botânicos de Marianne North. E isso, porque fazia ainda questão de visitar  o Conservatório da Princesa de Galles, porque já havia ouvido falar de algumas das suas invulgares peculiaridades.
                      



Conservatório da Princesa de Galles











Esse Conservatório, com os seus quase 4 500m2 de área coberta, foi desenhado pelo arquitecto Gordon Wilson com vidros até ao chão, para optimizar o aproveitamento da energia solar. Integra dez casas com diferentes microclimas controlados por computador, incluindo diferentes zonas de plantas que vão das características dos climas tropicais secos, até às características das zonas tropicais mais húmidas.

Adicionar legenda


Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda



A distribuição climática do Conservatório, que foi inaugurado pela Princesa Diana, foi concebida de tal forma, que as suas zonas mais frescas se situam junto às paredes mais externas, enquanto as mais quentes foram situadas no seu núcleo central, para conservar mais facilmente o calor. Nele saliento a sua excepcional colecção de cactus, plantas aquáticas, plantas carnívoras, bromélias e orquídeas.
Adicionar legenda


Interiores do Conservatório da Princesa de Galles
  Sendo já quase horas de encerramento do JBK, depois de passar a correr pela zona de saída do Conservatório (dedicada às plantas ingeríveis pelo Homem, tais como o chá e o café, ou usadas com outros fins específicos, como o tabaco e diversas drogas), foi já quase a correr que "apreciei", "en passant",  a Estufa das Bonsai, o Jardim das Plumas, as bem cuidadas Hortas-Escola do JBK e a Loja de Recordações.




Estufa das Bonsai, no JBK



Rapsódia de "plumas" do JBK




Entretanto, não quero, nem posso, deixar de referir aqui um aspecto que já havia observado em Vancouver, no Canadá. Por todo o JBK, o visitante dispõe de numerosos e longos bancos de madeira para repousar as pernas e os pés fatigados das longas caminhadas. Mas não se trata de uns quaisquer bancos! Estes são oferecidos pelas mais diversas famílias britânicas que, mandam inscrever nas costas dos bancos que oferecem, em local bem visível, normalmente em placas metálicas, bonitas frases de homenagem aos seus mortos queridos. Assim, enquanto o visitante do jardim descansa, vai apreciando aqueles belos epitáfios que, de um modo agradável e útil, perpetuam a memória daqueles que já partiram. Aqui fica esta sugestão para os Portugueses poderem, a partir de certa altura, criar uma interessante alternativa aos nossos deprimentes cemitérios, contribuindo também, de certo modo, para a nossa Alegria de Viver.

E foi assim, que já a tarde ia alta quando, apreciando ainda as variadas bagas dos jardins das bonitas vivendas de Kew, regressei à Estação do Metropolitano para, através da sua Linha District, regressar ao centro de Londres e descansar, merecidamente, no meu confortável hotel na cidade. A longa jornada havia realmente valido a pena. Se tem dúvidas, caro Leitor, se  um dia tiver  essa oportunidade, experimente!

******************************************************************************

Sábado, 17 de Maio de 2014

GULOSEIMAS. TENTAÇÃO IRRESISTÍVEL

De entre as múltiplas e valiosas contribuições para a nossa ALEGRIA DE VIVER, as guloseimas desempenham um papel significativo. Têm dúvidas? Então vejamos se conseguem ficar tristes ao olhar para estas maravilhas!?












Se calhar, até conseguem mesmo ficar tristes! Não porque elas não despertem vivamente os nossos sentidos e não deixem de ser um fantástico motivo inspirador. Mas sim por não as terdes consubstanciadas na mesa, à vossa disposição. Mas, meus amigos isso tem remédio: ou se inspiram e seguem a ideia e consubstanciam-nas na vossa própria casa ou, como alternativa, podem mesmo encomendá-las aos especialistas. Também podem ter "perigosidade intermédia 





           


ou... caso tenham problemas com excesso de açúcar, não necessitam por isso de ingerir coisas feias! Cá vão algumas alternativas para todos 






                                                                                                   















Por agora, deixo-vos com um autêntico deleite para os olhos, pois que, como diz o povo: "com os olhos também se come"! Sonhem, deleitem-se ou inspirem-se. Deixo a escolha ao V. inteiro critério. Mas, por favor, intensifiquem a V. ALEGRIA DE VIVER!








********************************************************************************

Sábado, 26 de Abril de 2014


MUITÍSSIMO CUIDADO COM OS CONTRATOS MEO M4O  

ELES PODEM ESTRAGAR TEMPORARIAMENTE A NOSSA  ALEGRIA DE VIVER!




Poderão perguntar porque razão um CONTRATO M4O da MEO, cuja publicidade nos entra em casa todos os dias, através de uma campanha publicitária quase nunca vista, nos pode dar cabo da Alegria de Viver!?

 Pois é fácil de responder: o seu CONTRATO DE FIDELIZAÇÃO por DOIS ANOS, nem sequer parece poder ser um interrompido por perda de emprego em Portugal e se ser obrigado a emigrar (isso mesmo, ser obrigado a ir viver para um país estrangeiro), comprovando tais factos com documentos fidedignos! Provavelmente, nem mesmo se se partisse para a guerra!!!!!!

Autêntica GUERRA
  
Segundo informa o Apoio a Clientes da PT Comunicações, o dito Contrato só pode ser interrompido por MORTE. Mas nesse caso, felizmente, podem ser consideradas duas possibilidades: a de Morte “morrida” ou a de Morte “matada”!!!!! Incrível, não é?!


 Na realidade, pagar mais de um ano, um serviço que se não tem possíbilidade de usar (por se ter sido obrigado a emigrar), com uma mensalidade tão elevada que ronda os 90 Euros mensais, DÁ CABO DA ALEGRIA DE VIVER A QUALQUER UM! 

É como se nos estivessem a esmagar com um salto alto bem pontiagudo!

Não vos parece um “ASSALTO À MÃO DESARMADA”???? CUSTA A CRER não CUSTA????? Que Sociedade é esta, que permite situações de uma injustiça extrema, como esta????? Para onde nos conduzirá ela????????????? 

                                  

Será que, sem darmos por isso, estamos a ser envolvidos por uma estranha teia de aranha gigante, que só nos liberta com a Morte??????

***********************************************************************


Sábado, 22 de Março de 2014



A ALEGRIA DE VIVER RENOVA-SE A CADA PRIMAVERA

 Por isso, estou tão feliz que não só vos venho relembrar o Poema que publiquei recentemente no meu livro A VIDA, um "Retrato" de Época ... no dealbar do Século XXI



                                 

                                                       PRIMAVERA
  
É nesta linda Estação
Que as árvores se vestem
Se assiste à floração
E as mulheres se despem

Nascem todas as folhinhas
Rebentam todos os botões
Dando flores e florzinhas
Energia aos saltitões

E os morangos eclodem
E os rebentos explodem
Tudo é uma beleza

Vão saltitar mais os pardais
E a Vida não pode mais
Já travar a Natureza!




como, por um lado, penso na BELEZA da Natureza



 ,e, por outro lado, como tudo é EFÉMERO

Desejo então muita.. 


ao mesmo tempo que sinto uma tal vontade de dançar, que sonho acordada






com as incríveis cores que me invadem a mente, 


                                 







enquanto o chilrear dos pássaros me inebria os sentidos e subo ao céu.



É assim que relembro  Carlos Drummond de Andrade




e o nosso Fernando Pessoa




Com tal azáfama fiquei tão cansada que só me apresso a  recuperar forças 





e agradecer a vossa atenção. 

BOA NOITE, nesta PRIMAVERA que agora se inicia



               


******************************************************************************


Terça feira, 25 de Fevereiro de 2014


2 A MODA E O CONSUMISMO DESENFREADO 







Por mais curioso que pareça, a verdade é que a Moda, que escraviza o Ser Humano, também funciona como uma componente significativa da sua ALEGRIA DE VIVER! Os humanos que vivem nos meios “ditos civilizados”, chegam a sentir-se totalmente desgraçados se não puderem "andar à Moda". Nem por alguns segundos questionam o facto de serem “autênticos escravos” do “Mundo da Moda”! Claro que este é organizado para mudar o máximo todos os anos (leia-se todas as Estações do ano) obrigando a um consumo cada vez mais desenfreado. Um dos milhares de exemplos que poderíamos dar é o dos saltos dos sapatos de senhora. 





Este ano, alterando a tendência dos saltos cada vez mais altos e sofisticados dos últimos tempos, vão usar-se sapatos quase sem saltos e cómodos,  quer sejam eles abertos, quer fechados!




Na busca constante do lucro fácil e rápido, o “Mundo da Moda” manipula a seu belo prazer “o pouco pensar das gentes” e a multidão obedece sem questionar! Até se sente “na maior”! Aqui deixo, a propósito um excerto de um Poema que dediquei recentemente à MODA e de um outro Poema que dediquei ao CONSUMISMO DESENFREADO, no meu Livro intitulado A VIDA, um “Retrato” de Época, no dealbar do Século XXI.

A MODA

A influência da Moda

É bastante diferente

Diversos tempos à roda

Mesmo de antigamente


Em tempos já bem passados

Todos os filhos vestiam

Sem modos muito zangados

Tudo que os pais diziam


Hoje começam bem cedo

A impor sua vontade

É até de meter medo

Já desde tenra idade!


São bastante instigados

Pela “bela televisão”

Ficam todos “formatados”

Sem a menor oposição!

....         ....




CONSUMISMO DESENFREADO



Uma das realidades
Da nossa Sociedade
Apoia-se nas vaidades
E na “popularidade”

Ao contrário d’outros tempos
Elegância um amor
Agora, sem contratempos
Parecem um ”expositor”!

Ficando bem comprimidos
Complementos sobrepostos
Os curtos sobre compridos
Pendericalhos expostos

E mesmo quando despidos
A decoração não falta
Os “piercings” bem “divertidos”
Tatuagens de ribalta!

Quando se vêem na rua
Muito pouco é natural
Silicone, jovem nua
Extensão, gel, etc e tal!

No que respeita a comer
Só consomem “porcaria”
Fruta e verdes nem pensar
Pois que lhes “fazem azia”!

É preciso é consumir
Pois manda a televisão
Não só nos corpos exibir
Também na sala ou salão!

São vídeos e cassetes
As consolas e os PCs
CDs, videocassetes
Os Plasmas e os DVDs!         


Tudo de tenra idade
É preciso é consumir
Chegaram IPOD e IPAD
E o mais que está pra vir!

Foi televisão a plasma
LCD´s, fibra óptica
O pessoal até pasma
Ao incluir robótica!

Os telemóveis modelos
Aparecem cada dia
Quase não dá para vê-los
É autêntica mania!

Sociedade-consumo
É verdadeira aflição
Para durar não há rumo
Tudo é só aquisição

Dá para entender porquê
Se tem a Crise na berra
Excessos para C e D
Pobre Terra... pobre Terra!!!!


Que Bom que é conseguir atingir o Estatuto de decidir usar só “o que nos dá na real gana”, assegurando assim mais um significativo grau de liberdade na nossa Alegria de Viver!


******************************************************



Segunda feira, 10 de Fevereiro de 2014



1     COMO NASCEM OS BEBÉS

Sem dúvida que a nossa Alegria de Viver seria drasticamente modificada, se os bebés passassem a ser encomendados assim:



















Ou assim









Felizmente que, ao termos uma crise instalada, os tinteiros das impressoras estão caríssimos e a maior parte das estações de serviço não têm a bomba de ar a funcionar, o que conduziria, inexoravelmente, a uma drástica redução da taxa de natalidade em Portugal. 

Imaginem amigos, como um facto aparentemente tão simples, poderia dar cabo de significativa parte da nossa “Alegria de Viver”?!





************************************************************************************************



5 comentários:

Anónimo disse...

Ora viu... Bem na moda ;)

Unknown disse...

Desta última gostei mesmo foi da banheira

M. ELISABETE M. ALMEIDA disse...

Amigo Vitor, estou tentada a oferecer-te uma assim!

Unknown disse...

TEREI EU JÁ SIDO AVE NUMA OUTRA VIDA?

Adorei o post, imagens lindíssimas, uma inspiração. Adorei o passarinho a mexer-se no ninho. De uma sensibilidade fantástica como já nos habituou. Uma lufada de ar fresco no mundo dos blogs. Jinhos e boas inspirações para que eu também me possa inspirar.

M. ELISABETE M. ALMEIDA disse...

Olá Isa Isis, muito obrigada pelo simpático comentário. Realmente este BLOG é feito sempre com o maior carinho para os meus seguidores. Jinhos e bem haja!